domingo, 16 de novembro de 2008

Achei a Jeanneke Pis!

Depois de incansáveis caminhadas à procura de Jeanneke Pis, acabo encontrando Charles François Gommaire Buls. Nasceu em Bruxelas como o filho de um dos ourives da região de Mechelen. Acredito que ele era judeu. Buls recebeu uma instrução artística, e passou um ano em Paris, e nove meses na Itália, estudando belas artes. Aprendeu as línguas: inglês, alemão, e o latino. Seguiu os passos do seu pai e trabalhou como ourives. Buls era um suporte de causas progressivas, especialmente em edições da língua e em educação. Continuo a minha procura...

Já conhecemos a figura do "Mannequin-Pis", agora nos resta conhecer a Jeaneken Pis. Vamos lá!

Criaram uma história entre as duas estátuas que são pontos de atração dos turistas de Bruxelas.

Olha ela aí!
Um costume muito velho diz que seu desejo é concedido se você joga uma moeda na bacia da fonte. O lance das moedas depositadas por transeuntes na fonte de Jeanneke Pis, um teste de ternura, da virtude e admiração da amada com o permanecer fiel, um ao outro.

A estátua foi feita por Denis-Adrien Debouvrie em 1985 e erguido em 1987 e dotado de sua própria lenda instantânea, o melhor para divertir crianças. Grande estátua de pedra calcária cinzenta representa uma garotinha com o cabelo em "maria-chiquinha", cócoras a urinar, aparentemente muito contente. Está localizado na parte oriental, uma estreita rua sem saída cerca de 30 metros ao largo da liderança norte-embalados, "Rue des Bouchers". É sem surpresa muito menos conhecido que o seu homólogo masculino, sendo uma nova adição ao invés de séculos de idade, um símbolo da cidade. E assim, os poucos vamos conhecendo Bruxelas, juntos.

Um comentário:

Unknown disse...

Q coisa mais engraçada essa estátua fazendo pipi...
A sra fez seu pedido e jogou a moeda????