quinta-feira, 3 de abril de 2008

"Coquilles Saint Jacques".

'
"Coquilles Saint Jacques" é um molusco de rara beleza e inconfundível sabor que para nós brasileiros é conhecido como "vieira". É rico em proteínas, 64%. De todos os frutos do mar ele é o meu prato preferido, incontextávelmente. Ele vive dentro de uma concha marítima movimentando-se lentamente nas areias da praia. A multinacional do petróleo, "Shel", adotou sua concha como símbolo. Lembra quando fui conhecer uma praia lá no Canal da Mancha? Tive o prazer de encontrar uma quando passeava pela praia. Tá aí no blog. A concha eu vou levar para a minha Tacinha guardar as suas pérolas... hehehehe!
Se você já leu as notícias de quinta-feira, da Juliana, certamente está curiosa pra saber o que é isso. Então agora fica bem melhor para compreender. O certo seria comer dela apenas o núcleo central, alvíssimo, e suas ovas de cor coral, em formato de meia lua. Mas, aqui eles aproveitam tudo, menos o intestino que é essa parte mais escura. Também puderas, né? O que nós, vulgarmente, aqui chamamos de barbas de "Saint Jacques" são essas membranas que envolvem o núcleo e que contornam a concha. São tirinhas finas e franzidas que depois de bem lavadas e picadinhas vão pra panela juntamente com um molho de tomates e cebolas, bem suculento e após para o nosso estômago. Comida de funcionário mesmo.

Se você quiser humilhar seus convidados, prepare como entrada quente algumas "Coquilles Saint Jacques". O nosso querido Lúcio, ilustremente, fez no natal aqui em casa. Se voce não viu, terá oportunidade de ver o preparo e o prato pronto aqui no blog, é só voltar lá em dezembro/07.

Aproveite para lembrá-los que esse bicho é caro e esse prato é só a entrada. Por isso mesmo de nada adiantará tentar repetí-lo porque você não irá permitir. Como você é esperto, garanto que vai guardar alguns bem escondidinhos lá no fundo da geladeira de forma que possa saboreá-los lentamente quando estiver sozinho. Aqui em La Roche, hoje, o quilo custa 27 euros com a concha e 100 gramas sem a concha custam 3,2o euros. Escolha bem os seus convidados!

Um comentário:

Unknown disse...

Ohhhhh as danada ai gente!!!
As nossas amigas saint jaques ai...
Gente... é uma delicia, é de comer rezando!!! Mas a parte que se come, ne? Nao as barbas nojentas que servem pra gente ne Lourdinha... tenha do!!!
Um dia quem sabe nao cai uma bonitona no nosso prato ne? Bem branquinha, como a ultima foto, com pure de batatas... ai ai, vamo sonhando... e rezando pra nao aparecer as barbichas mais!!!
Socorro!!!
beijos!!!