quinta-feira, 28 de maio de 2009

Colhi e comi...

Ultimamente tenho me dedicado bastante à "patisserie". Os bolos, as tortas, os sorvetes, as "mousses", as compotas, etc. Mas as frutas me desorientam, cada uma melhor que a outra. Resolvi visitar uma senhora que cultiva várias delas, inclusive o "sureau". Lembram como colhi essas flores, no ano passado, pra fazer um xarope maravilhoso? Saudades do M. Thorel...

Quem tem acompanhado minha trajetória gastronômica sabe perfeitamente que no ano passado foram os morangos, lá na Bretanha/França. Lembram? Esse ano são as cerejas, elas conseguiram fazer a minha cabeça...

Obrigada meu Senhor! Elas são lindas! O cheiro é bom, o sabor é bom, a cor... Hummmmmmm!

Ginette é uma senhora de 84 anos, tem cinco filhos e vários netos. Quando me levou pra conhecer o jardim fiquei abismada. Tinha fruta de todo tipo. Os figos eram enormes mas não me atraíram. As cerejas! Essas sim... Nós duas disputávamos quem conseguiria apanhar mais cerejas de uma só vez. Claro que ela ganhou, eu comia, comia, comia e esquecia da aposta... Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!

Eu nem acreditava... eram de verdade e docinhas. A dona Ginette ficou encabulada com a minha reação e disse: olha, voce pode voltar sempre, todos os dias os galhos estão abarrotados, viu?

E olha eu lá! Colhi cerejas, comi cerejas fresquinhas, brinquei com as cerejas e até me ornamentei com as mais vermelhinhas. As que caíam no chão eu deixava para os passarinhos. Eles merecem!

Matei saudades do meu tempo de infância, vivido na casa da minha saudosa tia Judith. Lá eu subia nas árvores para comer frutas e apanhava muito também quando arrebentava as flores das futuras frutinhas... Me lembro muito bem. Fiquei de castigo várias vezes, mas não me arrependo das travessuras que fiz... Eu era muito, muito feliz, quando criança!

Ficamos amigas, Ginette me presenteou com um exemplar do seu livro editado no ano passado. Nele ela relata a sua biografia, seu tempo de infância, a história dos seus avós, os bons e os maus momentos vividos durante o período da segunda guerra mundial. Quanto privilégio, meu D'us!

Um comentário:

Unknown disse...

Q lndas as cerejas mãe!!!!!!!

Deu até água na boca