quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Brilhando as panelas.

Ontem foi dia de limpar as panelas de cobre. Para isso gastamos, mais ou menos umas duas horas de esfrega esfrega. Eu e a Juliana disputávamos um espaço no minúsculo "plongeur" para deixar as nossas amigas com cara de novas. Se eu pudesse teria mostrado como elas estavam antes. Horrorosas! E quando o chef voltar vai perceber que cuidamos de tudo com bastante carinho....
No final, contando as panelas, provavelmente foram umas cinquenta. Umas pequenas, outras médias e algumas bem grandes e bastante pesadas. Elas são feitas de ferro, aço inox por dentro e cobre por fora. São as vedetes da cozinha.

Essas são as minhas companheiras da cozinha do "garde manger". Há poucos dias atrás eu quis deixá-las assim e perguntei minha chef se podia. Ela me disse que não, para isso eu teria que usar um produto muito bom. Fiquei bastante curiosa pra saber qual produto. Mas de qualquer forma expliquei que tenho o costume de limpar cobre com sal, limão e vinagre. Ela disse: "non, non, non". Tudo bem. Vamos aguardar o produto. E ontem, ao me apresentar o tal produto voces nem imginam... Sabe o que é? Uma pasta feita com: farinha de trigo, sal grosso e vinagre. Kakakakakakaka!
Quando eu subi na cadeira pra retirar as panelas, quase não aguentei o peso da maior delas. Ela escorregou das minhas mãos e eu já ía revirando em cima de duas máquinas de fazer "crêpe". Elas já estavam quentes, e eis que Juliana surgiu como um anjo e me socorreu imediatamente. Mu coração disparou só de imaginar o acidente. Eu vi minha vó pela grêta. E esse tacho me deu bastante trabalho. Até que depois de muito esforço ele ficou lindo assim!

Nenhum comentário: