domingo, 4 de maio de 2008

Futura mansão!

Hoje a nossa viagem vai ser muito, muito, interessante. Vamos conhecer a futura casa da família Thorel. Uma casa que foi construída no século XVII e que está sendo toda restaurada, há dez meses. Ela fica na cidade de Vannes, há mais ou menos uns quarenta kilômetros de La Roche Bernard, na Bretanha.Vamos começar pelo lado de fora. Uma vista do jardim da futura mansão.
Lá no fundo do jardim da casa o Chef construiu uma estufa exclusivamente para cultivar as mudas da sua horta e das flores da Madame.

Cada cantinho do jardim é transformado em horta.

Bom, no Brasil os tomates crescem entre os bambus, aqui eles crescem entre os suportes de aço inoxidável. Acho que é por isso que eles nem precisam ser lavados pra ir à mesa. Kakakakakaka!

Atrás das mudas de hortaliças e ervas aromáticas um reservatório para dois mil litros de água.

Nos canteiros do jardim tem pés de maçãs e de pera.

A Madame conduz os pés de maçãs como ela bem quiser...

Espera aí! Me identifiquei com essa árvore. Olha! É um pé de figos com alguns frutos.

Voce também é meu convidado. Vamos conhecer uma casa que foi construída em 1890.

A fachada da casa.

Na sala um armário pra ninguém botar defeito. Não duvido se essa madeira não veio do Brasil...

Convidando o Gerard para conhecer a cave.

Essa é a cave onde o Monsieur Thorel armazenará deliciosos vinhos franceses.

Consegui achar uma das minhas paixões. Um fogão à lenha. Fiquei por alguns minutos admirando a sua beleza.

Detalhe da escada de madeira.

Vamos para o segundo pavimento?

Registrando a hora da visita. Veja a beleza do relógio... Voce consegue imaginar a maravilha do som dele?

Armário de madeira.

Um lustre maravilhoso! Pode babar...

Uma pequena escrivaninha.

Observe o detalhe da cadeira de palhinha. Aqui, por 48 euros voce adquire quantas quiser.

Uma mesa de porcelana desmontada e guardada com cuidado.

As torneiras originais.

Dá pra perceber que é do século XVII?

Olha só que peça mais linda!

Eu como gosto muito de coisas antigas fiquei admirada com tudo que vi.

Ele me disse: - agora vem cá, quero te mostrar umas coisas.

Que lindo! O pegador da porta é de cristal!

As maçanetas de porcelana.

Ele vai preservar as peças originais de todas as portas. Ilustre!

Mais peças em porcelana.

Na parte interna da fechadura a marca "ST" = Solange Thorel.

Detalhe da fechadura da porta.

Detalhe: lustre de cristal. UAU!

Essa é uma porta secreta.

Nos mostrando a porta secreta...

E não é que o cara me desafiou? -Vai lá Lourdes, veja o sótão!

Detalhe da grade do sótão.

E lá de cima eu perguntei: -Chef, o que voce vai fazer aqui em cima? Ele me respondeu: -vou guardar a minha amiga brasileira... Kakakakakaka!

Curiosidade às vezes mata. Mas eu consegui chegar lá e descer sem dificuldades. Acredite se quiser!

Detalhe do forro do último pavimento. Lindo!

Janela de forro do andar superior facilitando a penetração da claridade.

Retirar a poeira da madeira, encerar e escovar para dar lustre era uma tarefa prazerosa para ela.

Grande parte da reforma é feita por eles mesmos. Com uma máquina de vapor e a espátula o Chef retirava o papel com todo cuidado pra não estragar a parede. Futuramente aí terá um grande piano.

E a Madame lá conferindo tudo. Com a vassoura e a pá nas mãos, cada papel que caía era rapidamente acumulado na caixa de lixo.

Como eu já disse pra voces, aqui já fiz de tudo, capinei horta, limpei destroços do incêndio da garagem, carreguei caixas e mais caixas de terra, etc... Eu pensei que já tinha feito de tudo. Na verdade faltavam os blocos de concreto desta pilha aí. São os restos da reforma da casa que serão aproveitados para pavimentar outro lugar.

A carga já estava bem guardadinha e pronta pra ser levada...

Varanda do primeiro pavimento, conservando a vista do porto.

E pra finalizar, confiram: a futura mansão Thorel fica de frente para o porto de Vannes. Uma paisagem deslumbrante. Agora voce pode imaginar quando tudo isso estiver pronto?

Um comentário:

Unknown disse...

Q coisa mais linsa a mansão do Chef!!!
A sra deve ter ficado maravilhada com as antiguidades da casa. E realmente, até eu fiquei encantada