segunda-feira, 26 de maio de 2008

"Sureau"

Quarta-feira antes de terminar o trabalho na cozinha o chef nos pediu para colher as flores de "sureau" para fazer xarope. Fomos lá, eu e a Marie Odilie para a estrada fazer a colheira das flores. Como voce pode ver, "sureau" é para nós o sabugueiro. Uma planta com excelentes propriedades: diurético, combate a gripe, tosse, bronquite, reumatismo, artrite, gota e dor da ciática, laxante intestinal, combate catapora, sarampo e escarlatina. É usado para clarear e amaciar a pele, em cremes contra rugas. Sua madeira já foi empregada para confecção de instrumentos musicais.
Com os frutos se faz uma bebida alcóolica e os fabricantes usam as flores para dar gosto de moscatel ao vinho comum. Aromatizador de compotas e frutas, saladas, pudim gelatinosos.
É importante lembrar que o sabugueiro só pode ser usado seco, pois a erva fresca pode ser tóxica.
Minha chef me desafiou na colheita das flores. Quando chegamos na cozinha fomos conferir o peso. E não é que a esperta conseguiu colher 3kg exatamente? Eu fiquei apenas com 1,050 kg. Foi motivo de gozação... Tive que aguentar. Mas prometi melhorar na próxima vez.

Com as flores do sabugueiro o chef fez quase cinquenta litros de "sirop sureau" (xarope de sabugueiro). Um xarope delicioso que será utilizado na confeitaria, inclusive, para a elaboração do "chantilly". Maravilhoooooooooooooooso!

Nenhum comentário: