quinta-feira, 1 de maio de 2008

Passeio em Saint-Nazaire.


Quinta-feira, dia 24 de abril, cheguei em St.-Nazaire às 8h30. Dia ensolarado, temperatura agradável e sem chuva. Da estação do trem TGV fui direto para o porto. Ao avistar o porto vejo logo o supermercado Champion. Boa idéia! Fui logo providenciar uma sacolinha de lanche pra ganhar tempo e economisar. Lá dentro fiz a festa...


É importante ressaltar que aqui está instalada uma das maiores indústrias navais do mundo. Daqui saem os maiores transatlânticos construídos e exportados para todos os países. É por isso que estou tão curiosa para conhecer tudo isso. Vamos lá?


Através desta ponte tenho acesso ao "ecomusée", ao terraço panorâmico e ao parque de exposições do porto.


É uma ponte diferente, ela é automática e móvel.


Por debaixo dela circulam milhares de navios, barcos e lanchas toda hora e todos os dias.


Quando ela se elava essa barreira abre dando passagem aos barcos e navios.


Oba! Cheguei no faról do porto. Vejo algumas obras e reformas adiante.


Que maravilha! Daqui consigo avista a grande ponte de St.-Nazaire.


E olha que ela é enooooooooooorme. Me faz lembrar da ponte Rio-Niterói. Ai que saudades...


Olho pro céu, agradeço à D'us e penso: será que vai chover?


Cheguei no parque de exposições. Lindo!


O "ecomusée" muito me interessa. Já são 9h, posso entrar... Vamos!


UAU! Que lindo! O Léo gosta de avião... Eu e a Tacinha gostamos de navio, também.


Estas são as pequenas amostras de tudo que já se fez e que se faz aqui.


Imagina voce circulando o globo terrestre dentro de uma coisa dessa aí!


Bom! O Porto de St.-Nazaire foi criado e desenvolvido de 1835/1932.


O desenvolvimento desta cidade aconteceu de 1870/1939.


Hoje percebo que ela é uma cidade nova e moderna. Pois, durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi destruída pelo alemães, inclusive o porto. E após a guerra os franceses restauraram tudo. Aqui não existe nenhuma construção antiga como em Vannes. Tudo foi construído depois de 1945.


E aqui são construídos navios maravilhosos.


Aqui no porto podemos visitar a construção de um transatlântico, o seu interior e também visitar um submarino. Pena que hoje, por ser meio de semana, está fechado para visitação e eu perdi esta oportunidade. Mas, posso te garantir uma coisa, eu vou voltar...


Uma pausa para o lanche. Me diverti com as minhas framboesas.

Comi várias vezes a mão cheia... Hehehehehehe!


Esse foi meu pacotinho do lanche. Chips, chocolate, framboesas e água. Tava uma delícia!

Comi uma caixa, sozinha...


Vamos continuar o nosso passeio que tá interessante demais!


Ao chegar na ponte que me levaria até o terraço panorâmico sou obrigada parar pra dar passagem para alguém. E por ironia do destino o danado se chama "Latino". Olha lá.


Acompanha comigo a manobra da ponte. Muito legal. Ao invés dela se elevar ela se desloca pro lado.


Já vem ela de volta e se encaixando no chão.


Acho que agora vou poder passar. Vamos lá?


Oba! O sinal vai abrir. E vamos nós!


Allez!


Liberou para os carros também.


Cruzo com eles vindo e eu indo.


Quando a ponte está aberta a barreira impede os barcos de se aproximarem.


E fica assim.


Depois de algumas escadas cheguei no terraço panorâmico. Ula-lá! Lindo demais! E com uma moeda de 1 euro, através deste binóculo pude ver a grande ponte por alguns minutos e bem de pertinho. Vi ela toda, todinha mesmo.


Olha para o lado direito...


Vou virando bem devagar...


Aí eu vejo o banquinho onde lanchei, lá debaixo daquelas árvores. Aumente a foto que voce vai ver como foi agradável estar alí. Só dava D'us e eu...


Vou virando mais um pouquinho, bem devagar para não perder nada.


Completei a volta. Avistei o porto inteiro... Lindo demais!


Resolvi voltar no sentido anti-horário e repetir a paisagem...


Olha lá! A ponte está em movimento. Vamos lá?


Voce vai acompanhar comigo uma outra manobra. Bem diferente da que vimos há pouco...


Ela ainda não parou. Vai dar tempo de chegar lá...


Repetindo a imagem para voce não perder um lance. Ok?


Agora sim. Lá vai o barco. Viu só?


E nós vamos ver tudo bem de pertinho...


Já tá chegando e ela vem descendo bem devagar. Parece que está me esperando...


Do lado esquerdo da foto posso ver um atleta em movimento aguardando o momento certo para continuar a sua corridinha. Vamos aproximar mais um pouco...


Ela já vai descendo e quase encaixou na pista.


Agora sim. Liberado. Podemos passar. Vamos lá!


Me despedindo do porto.


Visitando cada cantinho.


Lá são feitas as visitas ao submarino.


Preisamos conhecer o centro da cidade também.


São mais de 12h e até às 15h o comércio está todo fechado. Mas vamos conhecer assim mesmo.


Como tá tudo fechado, as lembrançinhas vão ficar para a próxima vez, ok?


O "Hotel de Ville". Lindo!


Assentadinha aqui para descansar um pouco e observar o movimento das pessoas avisto o banheiro público da praça. Igualzinho o nosso lá da praça da estação. Kakakakaka!


Prédio da Prefeitura de Saint-Nazaire. Estou em direção à La Rochelle. Tô pertinho dos seus parente, viu Eduardo?


E para concluir o nosso passeio de hoje retorno à estação do trem. Voce não pode deixar de conhecer. Gostou?

Um comentário:

Unknown disse...

Mãe, Saint-Nazaire é mto linda!!!!!
Eu estou encantada com as miniaturas dos navios; me explica aquela ponte maluca!!!!
Curte bastante cda passeio, pq os lugares são lindos...