segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

"... E então é Natal!"

Vocês não podem imaginar como é participar do Natal junto com um família européia, no interior da França, numa casa super aconchegante e acolhedora com lareira acesa e vinho à vontade. E como não podia faltar: vejam só no pé da árvore. Lá está o tamanco de madeira da bisavó e do bisavô dos meninos da casa. Que lindo! É impressionante como essa gente faz questão de guardar e viver a tradição do povo francês.
A árvore de Natal está cheia de presentes, assim como é feito aí no Brasil. Só que aqui, como é de costume, os presentes serão entregues antes do almoço do dia 25 de dezembro. Afinal, o Père de Nöel virá pela chaminé, durante à noite deixar os presentes de Natal. Vamos respeitar a tradição. Mas a curiosidade é demais entre nós!

Este ano foi uma ceia bem diferente do Brasil. Bebemos vários vinhos de frutas como: damasco, cereja e maça, que a Françoise faz. Gente, uma delícia! E a deliciosa cachaça. De aperitivo chips de batatas com patê de sardinha e madelaines (uma receita do Chef Thorel). Jantamos raclette, um prato suíço à base de queijo derretido com batatas cozidas e fatias de vários presuntos diferentes, pão, vinho tinto, e de sobremesa um delicioso tiramissu. A verdadeira ceia de Natal será servida amanhã dia 25 no almoço. Vamos ver como vai ser.


Françoise é uma doçura de pessoa, juntamente com seus filhos Mickaël que é mecânico de automóveis pesados e sua namorada Susanne, uma alemã muito simpática, Julien que é músico e seu marido Philippe. Passamos uma noite muito agradável e depois do jantar nos divertimos muito brincando alguns jogos de animação. Amanhã tem mais. Oba!

Nenhum comentário: