sexta-feira, 14 de março de 2008

Vista do Porto.

Estamos saíndo de La Roche, à caminho da Ponte que dá acesso à pequena cidade de 750 habitantes, comigo e com a Juliana. De lá teremos uma vista parcial da cidade e do porto.
Programa de quinta-feira, dia de folga. Subir na ponte e admirar a vista do porto. Esta ponte foi inaugurada em 1995, após 2 anos de serviço.

Não é comum ver a água suja como hoje. Essa semana teve uma tempestade com ventos de 130 km por hora, uma tragédia. Não se assuste, o susto já passou. Por isso a água não está azul como é de costume. Prometo que da próxima vez o visual vai ser diferente.

É impressionante ver os barcos bem estacionados, enfileirados um atrás do outro. Arrumadinho. Uma doca solta, perdida no meio do rio.

Este pedaço de ponte, que uma dia foi uma ponte belíssima, foi inaugurada em 1839. Foram 4 anos de construção. Ela era constituída de dois viadutos de acesso, em alvenaria e com suas proteções laterais em madeira. Em 1872 ela caiu, em consequência de fortes ventos de uma tempestade. De 1907 a 1911 foi restaurada com um arco de metal e mais reforçada. Funcionou até 1944. Ela foi atingida por um raio do engenho de guerra que os Alemães colocaram. Em 1948, foi instalada uma passarela flutuante que era provisória, mas funcionou até 1960. A famosa "Tour de France", o circuito de bicicleta, passou por essa passarela em 15/07/1954, pela primeira vez. Nessa época, perceberam que o tráfico já era intenso no período do verão e circulavam, por dia, até 30.000 veículos nessas condições. Então foi preciso providenciar uma nova construção que começou em 1993 e terminou em 1995. Eu estou a lamentar o acontecimento histórico. É a vida!
De cima da ponte nova posso ver as ruínas da ponte velha.

A chuva ameaça cair dando sinal que já está na hora de voltar pra casa. Que pena!

Antes de chegar em casa, uma paradinha para descansar um pouco. Curtir as flores do jardim da entrada da pequena cidade da Bretanha, nada mal. Elas já estão nos avisando que a primavera está chegando. Oba! Fim de inverno.

Nenhum comentário: